sem acesso

Estudantes ficam sem transporte escolar no primeiro dia letivo da rede estadual

18.355

Estudantes de sete escolas rurais da região ficaram sem transporte escolar na retomada do ano letivo nesta segunda-feira. Em Santa Maria, três escolas passaram pelo problema, que deve durar, pelo menos, durante esta semana. O transporte é de responsabilidade do governo do Estado. Conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), um contrato emergencial está em fase de conclusão para atender a demanda.

Retomada de aulas na rede estadual tem entusiasmo, medidas sanitárias e problemas estruturais

De acordo com o coordenador regional de Educação, José Luis Viera Eggres, o problema acontece em município não conveniados com o Estado pelo Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE). Por esse programa, o Estado repassa o recurso do transporte aos municípios, que assumem a responsabilidade de ofertar o transporte para a rede municipal e estadual de forma integrada. Conforme Eggres, cinco municípios da 8ª CRE - Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, Cacequi e Dilermando de Aguiar - não integram o Programa, e a gerência do transporte nessas escolas é de responsabilidade direta do Estado.

- Nesses municípios, são sete escolas em que temos essa dificuldade em alguns dos itinerários. Finalizamos as matrículas recentemente e agora estamos contratando emergencialmente, já em fase final, o transporte. Esse alunos não ficarão sem atendimento. É uma questão momentânea e específica nessas escolas - explica o coordenador.

Santa Maria registra mais 7 óbitos em decorrência da Covid, e fevereiro tem 28 mortes

Uma das instituições atingidas é a Escola Arroio Grande, no interior de Santa Maria. Dos 123 alunos matriculados, apenas 23 conseguiram comparecer no primeiro dia. De acordo com a diretora Adriana Godoy, a escola não incentiva caronas entre colegas, por conta da pandemia.

- Há dificuldade com o ensino híbrido por que muitos não têm acesso à internet e não conseguem ir na escola retirar o material impresso -  explica a diretora.

Nesta manhã, uma das turmas tinha apenas dois estudantes. Ainda não há previsão para retorno das aulas. 

Mestranda da UFSM brilha no Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Situação semelhante vive a Escola Estadual Princesa Isabel, no distrito de Arroio do Só. São 104 estudantes, e 77 necessitam do transporte escolar. Na manhã de segunda-feira, 26 foram à aula. Conforme a diretora, Neuza Ortiz, a escola foi pega de surpresa com a suspensão do transporte, avisado apenas na última sexta-feira. 

- Espero que isso seja logo resolvido - pede a diretora.

A Escola Estadual Almiro Beltrame, do distrito da Boca do Monte, também passa pelo mesmo problema. Nesta segunda-feira, 26 mil estudantes da rede estadual voltaram às aulas presenciais na região. 

* colaborou Denzel Valiente

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura anuncia reajuste salarial para servidores municipais Anterior

Prefeitura anuncia reajuste salarial para servidores municipais

Retomada de aulas na rede estadual tem entusiasmo, medidas sanitárias e problemas estruturais Próximo

Retomada de aulas na rede estadual tem entusiasmo, medidas sanitárias e problemas estruturais

Educação